MELHORES E PIORES FUNDOS DE CRÉDITO EM 2024 (Prazo inferior a 46 dias)
- Samuel Ponsoni
- 6 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
Como se comportaram os fundos de Crédito "mais líquidos" em 2024?
Em 2024, o retorno mediano dos fundos de Crédito com prazo de resgate inferior a 2 dias que acompanhamos* foi de 11,50%, contra 10,87% do CDI.
Já os fundos com prazo de resgate acima de 2 dias e inferior a 46 dias, tiveram retorno mediano de 12,22% no mesmo período.
A captação líquida da classe apresentou resultados robustos no acumulado do ano. Segundo a Anbima, em 2024, considerando os fundos “tradicionais”, a classe de fundos de Renda Fixa com Exposição a Crédito captou cerca de R$ 281,8 bi e, considerando os fundos previdenciários, R$ 32,2 bi de captação líquida positiva.
A manutenção da taxa Selic em patamares elevados ao longo do ano aumentou a atratividade dos investimentos em renda fixa, incluindo os fundos de crédito privado. Nesse cenário, investidores buscaram alternativas mais seguras e rentáveis. Além disso, alterações na legislação de ativos isentos, como CRIs e CRAs, também influenciaram esse crescimento dos fundos de crédito privado no ano.
Fonte dos dados: Quantum Axis / Anbima / Outliers Advisory
Data base: 31/12/2024
================================
*** IMPORTANTE ***
Segundo um grupo com mais de 100 fundos de Renda Fixa e Multimercados com estratégia, em sua maioria, focada em créditos "High Grade" (com prazos de resgate inferiores a 46 dias)
Para a análise de fundos de Crédito, recomenda-se olhar retornos de, PELO MENOS, 12 a 24 meses. Fora isso, é EXTREMAMENTE importante se atentar a todos os aspectos qualitativos do fundo e conhecer bem a gestora responsável pela estratégia do produto antes de investir
Essas tabelas são meramente informativas e não representam qualquer tipo de recomendação
Fundos “tradicionais” com exposição a crédito englobam as classes da Anbima:
Renda Fixa Duração Baixa, Média, Alta e Livre Grau de Investimento
Renda Fixa Duração Baixa, Média, Alta e Livre Crédito Livre
Commentaires