MELHORES E PIORES FIAGROS EM 2024
- Samuel Ponsoni
- 2 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.

2024 foi um ano desafiador para os FIAgros, com retorno mediano de -10,51% no acumulado do ano, enquanto o CDI avançou 10,87% no mesmo período. Essa performance reflete as incertezas no agronegócio, amplificadas por condições econômicas adversas.
Mais de 90% dos FIAgros listados estão sendo negociados abaixo de seus valores patrimoniais, refletindo a insegurança sobre os fundamentos do setor em um ambiente de juros altos e margens apertadas para o agronegócio.
Apesar disso, a indústria de FIAgros continuou a crescer, com o patrimônio líquido total atingindo R$ 10,5 bilhões, marcando um aumento significativo desde a criação da classe em 2021. Atualmente, quase 560 mil investidores estão alocados em FIAgros (Fonte: B3, nov/24).
Um dos reflexos das dificuldades enfrentadas pelo setor é o aumento das recuperações judiciais (RJs), envolvendo algumas das maiores empresas do agro no país. As 10 maiores empresas devedoras somam R$ 12 bilhões em dívidas (Fonte: Canal Rural out/24).
Fonte dos dados: Quantum Axis / B3 / Anbima / CVM / Outliers Advisory
Data base: 30/12/2024
=================
*** IMPORTANTE ***
Na lista de fundos que acompanhamos, foram omitidos: Fundos Cetipados, FIAgro-FIDCs e FIAgro-FIPs / Fundos com menos de 100 cotistas
Comments