2023 foi um ano que privilegiou os otimistas, os que tomaram mais riscos (e aguentaram a volatilidade).
Confira os índices que mais subiram no Brasil e no Exterior no ano e no mês de dezembro.
*** BRASIL
Em 2023, contra tudo e contra todos, o índice Ibovespa subiu +22,28%, superando o famigerado CDI (+13,05%). O SMLL (ações small caps) subiu +17,12%.
Títulos prefixados e atrelados à inflação mais longos (mais arriscados) também tiveram bons retornos, com o IMA-B encerrando o ano com ganhos de +16,05% e o IRF-M com alta de +16,51%.
O mês de dezembro foi generoso com os otimistas e mostrou continuidade da recuperação das classes mais arriscadas de ativos, levando 2023 a ser um bom ano para quem tomou mais risco (poucos).
*** GLOBAL
Olhando para os índices internacionais, também tivemos fortes altas no acumulado do ano.
Em dezembro, o índice americano S&P 500 teve alta de +4,42% e o Nasdaq +5,52%, levando a alta em 2023 +24,23% no caso do S&P e incríveis +43,42%, no caso do Nasdaq. Poucos investidores surfaram essa alta toda, no entanto.
Pelo lado do câmbio, no ano o dólar se desvalorizou tanto contra o real (-7,21%) quanto contra uma cesta mais ampla de moedas, pelo índice DXY (-2,07%).
Foi um ano difícil para grande parte dos gestores de fundos Multimercados, pois tanto localmente quando no cenário internacional as perspectivas apontaram, em diversos momentos, para um mercado que deveria sofrer fortes correções - o que não se concretizou.
...
Fonte: Quantum
コメント